quinta-feira, 9 de abril de 2015

Multiplicação

Vamos analisar algumas situações:
          ·  Com dois números positivos
O número positivo pode ser escrito sem seu sinal, isto é, como se fosse número natural:
          +1 = 1
          +2 = 2
          +3 = 3
          +4 = 4
          +5 = 5

A multiplicação de dois números inteiros positivos pode então ser escrita assim:
(+1) x (+3) = 1 x 3 = 3 = +3
(+2) x (+3) = 2 x 3 = 6 = +6
(+3) x (+3) = 3 x 3 = 9 = +9


(+4) x (+3) = 4 x 3 = 12 = +12 e assim por diante.

O produto de dois números inteiros positivos é um número inteiro positivo.

          · Com dois números negativos
Vamos realizar algumas multiplicações e acompanhar o que está sendo feito:
(-1) x (-3) = +3
(-2) x (-3) = +6
(-3) x (-3) = + 9
(-4) x (-3) = +12 e assim por diante.

Quando multiplicamos dois números inteiros negativos, obtemos um número inteiro positivo.

          ·  Com dois números de sinais contrários
Nesse caso, podemos pensar assim:
(-1) x (+3) = (+3) x (-1) = (-1) + (-1) + (-1) = -3
(-2) x (+3) = (+3) x (-2) = (-2) + (-2) + (-2) = -6
(-3) x (+3) = (+3) x (-3) = (-3) + (-3) + (-3) = -9
(-4) x (+3) = (+3) x (-4) = (-4) + (-4) + (-4) = -12

Quando multiplicamos um número inteiro positivo por um número inteiro negativo, o resultado é um número inteiro negativo.

Depois de acompanharmos os três casos, podemos resumir assim:
O produto de dois números inteiros, diferentes de zero, é:
·   positivo (+), se os dois tiverem o mesmo sinal
·   negativo (-), se os dois tiverem sinais contrários


Divisão

O quociente de dois números inteiros é um número que, multiplicado pelo segundo (divisor, diferente de zero), dá como produto o primeiro número (dividendo):
-10 : 2 = -5
  -5 . 2 = -10

Assim:
(+10) : (+2) = +5, pois (+5) . (+2) = +10
(-10) : (-2) = +5, pois (+5) . (-2) = -10
(+10) : (-2) = -5, pois (-5) . (-2) = +10
(-10) : (+2) = -5, pois (-5) . (+2) = -10

Essa relação entre a multiplicação e a divisão exata indica que devemos usar para a divisão as mesmas regras de sinal que usamos para a multiplicação:
          ·  se o dividendo e o divisor têm o mesmo sinal, o quociente é positivo
          ·  se o dividendo e o divisor têm sinais contrários, o quociente é negativo

          BONJORNO, José Roberto; BONJORNO, Regina Azenha; OLIVARES, Ayrton. Matemática: fazendo a diferença. 1ª edição. São Paulo: FTD, 2006.
          GIOVANNI, José Ruy; CASTRUCCI Benedito; JUNIOR, José Ruy Giovanni. A Conquista da Matemática: a + nova. São Paulo: FTD, 2002.
          MORI, Iracema; ONAGA, Dulce Satiko. Matemática: idéias e desafios. 10ª edição. São Paulo: Saraiva, 2001.

Exercitando!

Fichas Didáticas

Esta técnica consiste em colocar à disposição do aluno, na sala de aula, um conjunto de fichas necessárias ao estudo do conteúdo planejado (operações com números inteiros: adição, subtração, multiplicação e divisão), conforme o material abaixo.
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A
Ficha de Informações (1)
Operações com Números Inteiros
Adição e Subtração

Adição
Quando os dois números são positivos, a soma é um número positivo.
Exemplo: (+15) + (+21) = +15 + 21 = +36

Quando os dois números são negativos, a soma é um número negativo.
Exemplo: (-42) + (-37) = - 42 – 37 = -79

Quando dois números têm sinais diferentes, o sinal do resultado corresponde ao sinal do número que está mais distante da origem.
Exemplo: (-16) + (+20) = -16 + 20 = +4

A soma de dois números inteiros opostos ou simétricos é igual a zero.
Exemplo: (-5) + (+5) = -5 + 5 = 0

Subtração
Subtrair dois números inteiros é o mesmo que adicionar o primeiro com o oposto do segundo.
Exemplos: (+13) – (+2) = +13 + (-2) = +13 – 2 = +11
                 (-1) – (+12) = (-1) + (-12) = -1 – 12 = -13
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Ficha de Exercícios (2)
Operações com Números Inteiros
Adição e Subtração

1) Determine o valor das somas abaixo:
a) (-17) + (+24) + (-69) + (+37) =
b) (+10) + (-82) + (+48) + (-13) =
c) (-35) + (-2) + (+14) + (-16) + (-9) =
d) (-130) + (+83) + (+47) + (-100) + (+38) =
e) (+53) + (-82) + (+20) + (-3) + (-8) =

2) Considere x = -230, y = 500 e z = -438.
a) Qual é o valor de x + y?
b) Qual é o valor de y + z?
c) Qual é o valor de z + x?

3) Resolva as seguintes expressões:
a) (-12) – (+4) =
b) (+10) – (-4) =
c) (-17) + (-5) – (+26) =
d) (-56) + (+93) – (-68) =
e) (+100) – (+58) + (-46) =
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A
Ficha de Correção (3)
Operações com Números Inteiros
Adição e Subtração


Exercício nº 1:
a) -25
b) -37
c) -48
d) -62
e) -20

Exercício nº  2:
a) 270
b) 62
c) -668

Exercício nº 3:
a) -16
b) +14
c) -48
d) +105
e) -4
___________________________________________________________________

B
Ficha de Informações (1)
Operações com Números Inteiros
Multiplicação e Divisão

Multiplicação
A multiplicação de dois números inteiros positivos dá um número inteiro positivo.
Exemplo: (+6) x (+4) = +24

A multiplicação de dois números inteiros negativos resulta em um número inteiro positivo.
Exemplo: (-6) x (-4) = -24

A multiplicação de um número inteiro positivo por um número inteiro negativo, em qualquer ordem, resulta em um número negativo.
Exemplos: (-6) x (+4) = -24               ou               (+6) x (-4) = -24

Divisão
Quando o dividendo e o divisor têm o mesmo sinal, o quociente é um número inteiro positivo.
Exemplos: (+20) : (+5) = +4               ou               (-20) : (-5) = (-4)

Quando o dividendo e o divisor têm sinais diferentes, o quociente é um número inteiro negativo.
Exemplos: (+20) : (-5) = -4               ou               (-20) : (+5) = -4
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B
Ficha de Exercícios (2)
Operações com Números Inteiros
Multiplicação e Divisão

1) Encontre o valor numérico das expressões:
a) (-7) . (+11) . (-2) =
b) (-9) . (-5) . (-3) =
c) (-12) . (-6) . (+3) =
d) (-8) . (+10) . (+7) . (+2) =
e) (-8) . (+6) . 0 . (-11) =

2) Determine o número inteiro que devemos colocar no lugar do número x para que se tenha:
a) x . (-16) = -16
b) x . (-5) = (-5) . (+9)
c) x . (-8) = 0
d) x . (+1) = +11

3) Calcule o valor de cada expressão numérica:
a) 35 – 6 . (+6) + (+54) : (-6) =
b) -10 – 20 : (+4) =
c) 5 + 12 : (-2) – 3 . (-1) =
d) 2 + (-75) : (-5) – 4 . (-1) =
e) 7 : (-7) + 2 . (-6) + 11 =
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B
Ficha de Correção (3)
Operações com Números Inteiros
Multiplicação e Divisão

Exercício nº 1:
a) +154
b) -135
c) +216
d) -1.120
e) 0

Exercício nº 2:
a) x = +1
b) x = +9
c) x = 0
d) x = +11

Exercício nº 3:
a) -10
b) -15
c) +2
d) +21
e) -2
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Procedimentos:

Professor: organiza as fichas didáticas; orienta os alunos sobre o funcionamento da técnica e acompanha o desenvolvimento dos trabalhos.

Aluno: estuda o conteúdo apresentado na ficha de informações; responde as questões da ficha de exercícios e faz a autocorreção comparando as respostas que formulou com as constantes na ficha de correção.


CAVALCANTE, Luiz G; SOSSO, Juliana; VIEIRA, Fábio; POLI, Ednéia. Para saber Matemática. 2ª edição. São Paulo: Saraiva, 2006.
GIOVANNI, José Ruy; CASTRUCCI Benedito; JUNIOR, José Ruy Giovanni. A Conquista da Matemática: a + nova. São Paulo: FTD, 2002
MORI, Iracema; ONAGA, Dulce Satiko. Matemática: idéias e desafios. 10ª edição. São Paulo: Saraiva, 2001.







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