sexta-feira, 10 de abril de 2015

Jogo dos Produtos

A turma será dividida em três grupos. Cada grupo receberá dois dados confeccionados em cartona e um tabuleiro, conforme os modelos e as regras a seguir:


+3





-3


+1
+2
+6
+5


-1
-2
-6
-5

+4





-4



                      Tabuleiro (I)                                                    Tabuleiro (II)

x
+1
+2
+3
+4
+5
+6

x
-1
-2
-3
-4
-5
-6

+1
+1
+2
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+5
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-6

+2
+2
+4
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+8
+10
+12

+2
-2
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-8
-10
-12

+3
+3
+6
+9
+12
+15
+18

+3
-3
-6
-9
-12
-15
-18

+4
+4
+8
+12
+16
+20
+24

+4
-4
-8
-12
-16
-20
-24

+5
+5
+10
+15
+20
+25
+30

+5
-5
-10
-15
-20
-25
-30

+6
+6
+12
+18
+24
+30
+36

+6
-6
-12
-18
-24
-30
-36

Tabuleiro (III)
x
-1
-2
-3
-4
-5
-6
-1
+1
+2
+3
+4
+5
+6
-2
+2
+4
+6
+8
+10
+12
-3
+3
+6
+9
+12
+15
+18
-4
+4
+8
+12
+16
+20
+24
-5
+5
+10
+15
+20
+25
+30
-6
+6
+12
+18
+24
+30
+36


Regras do jogo:

1) Cada grupo escolhe uma cor diferente de lápis, um tipo de tabuleiro e dois dados:
- para o tabuleiro I, dois dados com números positivos.
- para o tabuleiro II, um dado com números positivos e outro com números negativos.
- para o tabuleiro III, dois dados com números negativos.

2) Cada jogador, na sua vez, joga os dados, calcula o produto dos números das faces superiores e pinta o quadriculado que tem o número obtido.

3) Ganha o jogo o grupo que conseguir pintar primeiro uma linha, uma coluna ou uma diagonal.

Observação: Todas as operações realizadas deverão ser registradas no caderno.




GIOVANNI, José Ruy; CASTRUCCI Benedito; JUNIOR, José Ruy Giovanni. A Conquista da Matemática: a + nova. São Paulo: FTD, 2002.



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