terça-feira, 14 de abril de 2015

Potenciação

A potenciação pode ser entendida como uma multiplicação de fatores iguais. Veja:
·   (-3)2 = (-3) . (-3) = +9
·   (-5)3 = (-5) . (-5) . (-5) = -125
·  (-10)4 = (-10) . (-10) . (-10) . (-10) = 10.000

Também para os números inteiros convencionamos que:
·  Se o expoente é 1, a potência é igual a própria base.
(+8)1 = +8                                        (-30)1 = -30

·  Se o expoente é zero e a base é diferente de zero, a potência é igual a 1.
(+9)0 = 1                                          (-15)0 = 1

·  Se a base é zero e o expoente é diferente de zero, a potência é igual a zero.
(0)-3 = 0                                            (0)2 = 0


Quanto ao sinal da potência (de base diferente de zero), vamos considerar dois casos:

O expoente é um número par.
(+4)2 = (+4) . (+4) = +16
(-4)2 = (-4) . (-4) = +16
(-3)4 = (-3) . (-3) . (-3) . (-3) = +81
(-1)6 = (-1) . (-1) . (-1) . (-1) . (-1) . (-1) = +1

O expoente é um número ímpar.
(+2)3 = (+2) . (+2) . (+2) = +8
(-2)3 = (-2) . (-2) . (-2) = -8
(-3)5 = (-3) . (-3) . (-3) . (-3) . (-3) = -243
(+1)5 = (+1) . (+1) . (+1) . (+1) . (+1) = +1


Propriedades da Potenciação

Vejamos, a seguir, as propriedades da potenciação no conjunto Z:
·  Produto de potências de mesma base.
Exemplos:
1) (+5)3 . (+5)6 = (+5)3 + 6 = (+5)+9
2) (-2)4 . (-2)6 . (-2)5 = (-2)4 + 6 + 5 = (-2)15

·  Quociente de potências de mesma base.
Exemplos:
1) (+6)5 : (+6)2 = (+6)5 – 2 = (+6)3
2) (-10)8 : (-10)3 = (-10)8 – 3 = (-10)5

·  Potência de uma potência.
Exemplos:
1) [(+10)2]5 = (+10)2 . 5 = (+10)10
2) [(-8)3]2 = (-8)3 . 2 = (-8)6

·  Potência de um produto (ou de um quociente).
Exemplos:
1) [(+6) . (-5)]2 = (+6)2 . (-5)2
2) [(-10) : (+2)]3 = (-10)3 : (+2)3

Observação:
As expressões (-2)2 e -22 são diferentes.
(-2)2 representa o quadrado do número -2 e (-2)2 = (-2) . (-2) = +4.
-22 representa o oposto do quadrado do número 2 e -22 = - (2 . 2 ) = -4


Atividades

1) Indique qual é a base e qual é o expoente:
a) (+25)6
b) (-8)0
c) 531
d) (-3)100
e) (-1)200

2) Calcule as potências:
a) (+9)2 =
b) (-2)5 =
c) (-13)0 =
d) (+4)2 =
e) (-7)1 =
f) (+5)3 =

3) Construa uma reta numerada e nela localize os pontos da tabela.

Ponto
A
B
C
D
E
F
G
Abscissa
2 x (-3)
(-3)2
(-2)3
-(3)2
-(2)3
(-3) x 2
(-3)2 + (-2)3

4) Reduza a uma só potência:
a) (-8)5 . (-8) . (-8)4 =
b) [(+2)6]2 =
c) (-10)9 : (-10)6 =
d) (+9) . (+9)11 . (+9)8 =
e) (+20) 7 : (+20)6 =

f) [(+7)4]3 =

ANDRINI, Álvaro; ZAMPIROLO, Maria José C. de Vasconcellos. Praticando Matemática. São Paulo: Editora do Brasil, 2002.
BONJORNO, José Roberto; BONJORNO, Regina Azenha; OLIVARES, Ayrton. Matemática: fazendo a diferença. 1ª edição. São Paulo: FTD, 2006.
GIOVANNI, José Ruy; CASTRUCCI Benedito; JUNIOR, José Ruy Giovanni. A Conquista da Matemática: a + nova. São Paulo: FTD, 2002.



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