Potenciação
A potenciação
pode ser entendida como uma multiplicação de fatores iguais. Veja:
·
(-3)2
= (-3) . (-3) = +9
·
(-5)3
= (-5) . (-5) . (-5) = -125
·
(-10)4 = (-10) . (-10) . (-10) .
(-10) = 10.000
Também para os
números inteiros convencionamos que:
·
Se o
expoente é 1, a
potência é igual a própria base.
(+8)1
= +8
(-30)1 = -30
·
Se o
expoente é zero e a base é diferente de zero, a potência é igual a 1.
(+9)0
= 1
(-15)0 = 1
·
Se a base
é zero e o expoente é diferente de zero, a potência é igual a zero.
(0)-3
= 0
(0)2 = 0
Quanto ao sinal da potência (de base diferente de
zero), vamos considerar dois casos:
O expoente é um número par.
(+4)2
= (+4) . (+4) = +16
(-4)2
= (-4) . (-4) = +16
(-3)4
= (-3) . (-3) . (-3) . (-3) = +81
(-1)6
= (-1) . (-1) . (-1) . (-1) . (-1) . (-1) = +1
O expoente é um número ímpar.
(+2)3
= (+2) . (+2) . (+2) = +8
(-2)3
= (-2) . (-2) . (-2) = -8
(-3)5
= (-3) . (-3) . (-3) . (-3) . (-3) = -243
(+1)5
= (+1) . (+1) . (+1) . (+1) . (+1) = +1
Propriedades da Potenciação
Vejamos, a
seguir, as propriedades da potenciação no conjunto Z:
·
Produto de potências de mesma base.
Exemplos:
1) (+5)3 . (+5)6
= (+5)3 + 6 = (+5)+9
2) (-2)4 . (-2)6
. (-2)5 = (-2)4 + 6 + 5 = (-2)15
·
Quociente de potências de mesma base.
Exemplos:
1) (+6)5 : (+6)2
= (+6)5 – 2 = (+6)3
2) (-10)8 : (-10)3
= (-10)8 – 3 = (-10)5
·
Potência de uma potência.
Exemplos:
1) [(+10)2]5 =
(+10)2 . 5 = (+10)10
2) [(-8)3]2 =
(-8)3 . 2 = (-8)6
·
Potência de um produto (ou de um quociente).
Exemplos:
1) [(+6) . (-5)]2 = (+6)2
. (-5)2
2) [(-10) : (+2)]3 = (-10)3
: (+2)3
Observação:
As expressões
(-2)2 e -22 são diferentes.
(-2)2
representa o quadrado do número -2 e (-2)2 = (-2) . (-2) = +4.
-22
representa o oposto do quadrado do número 2 e -22 = - (2 . 2 ) = -4
Atividades
1) Indique qual é a base e qual é o
expoente:
a) (+25)6
b) (-8)0
c) 531
d) (-3)100
e) (-1)200
2) Calcule as potências:
a) (+9)2 =
b) (-2)5 =
c) (-13)0 =
d) (+4)2 =
e) (-7)1 =
f) (+5)3 =
3) Construa uma reta numerada e nela
localize os pontos da tabela.
Ponto
|
A
|
B
|
C
|
D
|
E
|
F
|
G
|
Abscissa
|
2 x (-3)
|
(-3)2
|
(-2)3
|
-(3)2
|
-(2)3
|
(-3) x 2
|
(-3)2 +
(-2)3
|
4) Reduza a uma só potência:
a) (-8)5 . (-8) . (-8)4
=
b) [(+2)6]2 =
c) (-10)9 : (-10)6
=
d) (+9) . (+9)11 . (+9)8
=
e) (+20) 7 : (+20)6
=
f) [(+7)4]3 =
ANDRINI,
Álvaro; ZAMPIROLO, Maria José C. de Vasconcellos. Praticando Matemática. São
Paulo: Editora do Brasil, 2002.
BONJORNO,
José Roberto; BONJORNO, Regina Azenha; OLIVARES, Ayrton. Matemática: fazendo a
diferença. 1ª edição. São Paulo: FTD, 2006.
GIOVANNI,
José Ruy; CASTRUCCI Benedito; JUNIOR, José Ruy Giovanni. A Conquista da
Matemática: a + nova. São Paulo: FTD, 2002.
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